Ultrassonografia do Globo Ocular

A ultrassonografia ocular é o chamado exame de ultrassonografia ocular ou ecografia ocular. A partir desse procedimento é possível analisar mais detalhadamente todas as partes dos olhos, de modo a potencializar a precisão do diagnóstico de várias doenças que acometem a visão humana.

O exame de ultrassonografia ocular avalia a parte posterior e anterior dos olhos. No caso da parte posterior, o procedimento é realizado de maneira bem simples, com o paciente de olhos fechados.

A chamada sonda de ultrassonografia tem funcionamento semelhante ao do aparelho de ultrassom abdominal, que é mais popularmente conhecido. Dessa forma, a partir das ondas sonoras emitidos, é possível interpretar as informações recebidas pelo aparelho e produzir uma imagem da região interna dos olhos.

O exame pode detectar uma série de doenças oculares, principalmente quando há opacidade dos meios oculares como cataratas densas, doenças da córnea, hemorragias e inflamações intra-oculares, que impedem a visibilização direta das estruturas internas do olho como a retina. Também é auxilia no diagnóstico diferencial de vários tumores oculares.

É realizado com frequência para verificar a ocorrência de lesões após procedimentos cirúrgicos e também para avaliar a condição dos olhos de bebês recém-nascidos.